foto_casas_vila_rica_6

Por que utilizar madeira na construção de casas?

De acordo com o WWF-Brasil (World Wildlife Fund), a utilização da madeira para a construção civil, seja com caibros ou até na elaboração de uma casa pré-moldada, é um método de edificação sustentável para o meio ambiente. Os especialistas da fundação acreditam que o uso da madeira de forma responsável pode ser considerado uma ferramenta importante para a preservação das matas em longo prazo. A construção civil produz, em média, 60% dos resíduos sólidos do mundo. Por essa razão é necessário repensar os processos de edificação do setor.

Por meio de conferências mundiais sobre o clima foi possível constatar que a construção civil é o setor que mais consome madeira, o que consequentemente torna o ramo responsável por danos ao meio ambiente e pelos impactos no aquecimento global causados por atividades como a extração de minério, fabricação de produtos, transporte de materiais ao canteiro de obras e vida útil das edificações.

Estudos também comprovaram que o setor pode ser responsabilizado por até 47% da emissão de gases que contribuem para o efeito estufa, o que leva os profissionais a repensarem os métodos de construção e investirem em tecnologias mais sustentáveis. Segundo a WWF-Brasil, a alternativa mais viável é a utilização da madeira.

Por exemplo: materiais como aço e concreto usam minérios em sua composição. Os minérios não são materiais ecologicamente renováveis e causam impactos ambientais durante o processo de extração. Já a madeira é uma matéria-prima naturalmente renovável e, quando extraída de forma responsável, não prejudica o meio ambiente. Além disso, a madeira absorve e retém o CO², o que, consequentemente, diminui a emissão dos gases que contribuem para o efeito estufa.

A madeira ainda pode ser reutilizada de diversas formas, o que contribui para a diminuição de resíduos e produção de entulho.

É importante ressaltar que a obra uma casa pré-fabricada de madeira gasta pouca ou nenhuma água durante sua construção e que o consumidor deve exigir documentações que comprovem que a madeira é certificada. Além disso, casas pré-fabricadas em madeira reduzem significativamente o tempo de construção das obras se comparado à residência tradicional de alvenaria.