Casas de Madeira Vila Rica

Vantagens

  • Excelentes condições de habitabilidade
  • Rapidez na construção
  • Facilidade de manutenção
  • Facilidade de modificações e alterações no futuro
  • Duração de várias gerações
  • Baixo custo de conservação
  • Conforto térmico
  • Beleza, harmonia e agradável ao tacto

Viver em uma Casa de Madeira

Na maioria das vezes, quando se ouve falar em casa em madeira, associam o termo a um material que se degrada e não apresenta a resistência e acolhimento desejado numa casa. No entanto, este pensamento tem sido errado, na maior parte das vezes pela falta de informação geral.

A tecnologia e investigação no setor das madeiras, levou a métodos e descobertas surpreendentes, que permitem que este material possua propriedades e duração desejada para quase todo o tipo de construções. Senão vejamos. Uma casa em madeira é muito mais saudável e acolhedora que qualquer outra erigida em betão. Sendo um material orgânico e natural, absorve e expulsa a umidade, regularizando a atmosfera. Os produtos utilizados no seu interior, como o óleo de linhaça, são 100% naturais, contribuindo para a saúde dos moradores.

Isolamento Térmico

O isolamento térmico da madeira é seis vezes maior ao do tijolo, 15 vezes superior ao do betão, 400 vezes superior ao aço e 1770 vezes superior ao alumínio. Assim, é possível manter o ambiente interior quente no Inverno e fresco no Verão, com poupanças de energia que podem ultrapassar os 50% em relação às construções de alvenaria ou pedra. Uma parede de madeira com 17 cm de espessura equivale a uma outra em cimento com 40 cm.

Por outro lado, as propriedades acústicas da madeira são amplamente reconhecidas: absorve uma parte importante da energia das ondas sonoras que recebe, com a conseqüente redução da poluição acústica. A casa em madeira é uma casa silenciosa e reduz o stress dos seus habitantes. Estas casas contribuem para a prevenção de doenças reumáticas e das vias respiratórias, pois estabilizam a umidade e purificam o ar. Sendo cálida e relaxante, a madeira também ajuda a evitar as chamadas doenças dos países desenvolvidos, como o stress, a depressão ou a agressividade.

Por ser um isolante térmico natural, a temperatura no interior da habitação é estável, independentemente das condições exteriores. A capacidade de absorção de calor é significativamente, menor que a do cimento e tijolo. A madeira ‘respira’, absorvendo ou devolvendo umidade ao interior da habitação, mantendo os seus níveis em valores saudáveis, sem infiltrações nem paredes úmidas. Na realidade, a madeira é um dos melhores isolantes naturais que existem. Tanto assim, que é utilizada no revestimento interno de caixas de distribuição elétrica, em cabos de panelas e em deques de piscinas.

Perguntas Frequentes

São muito boas as condições de habitabilidade, além da rapidez na construção, facilidade de manutenção, de modificações e alterações no futuro, durabilidade e baixo custo de conservação.
Se considerarmos uma casa de alvenaria com a mesma qualidade de acabamento e condições de habitabilidade, seguramente, a alternativa em madeira será a melhor opção. Tanto pela rapidez da construção, como pela facilidade do acabamento e o fato de praticamente não existir desperdícios de materiais são muito grandes as vantagens das casas de madeira.
Normalmente, demora entre 30 a 200 dias, dependendo dos diversos fatores, entre os quais a área da construção. A vantagem é a rapidez na montagem.
Uma boa dica é aproveitar da melhor maneira possível a luz natural usando janelas cortinas claras e transparentes. Se quiser criar um ambiente mais rústico, opte por cadeiras e sofás de madeira forrados com tecido estampado. E se a casa for pequena pode ser aproveitado o espelho e vidro, que combinam muito bem com madeira.
O preço, apesar de não ser regra, costuma ser muito mais baixos do que as de alvenaria. O tempo de construção, o qual frequentemente não ultrapassa 150 dias. Um excelente isolamento térmico, a madeira funciona como um regulador de calor. Durabilidade, pode ter uma longevidade que facilmente ultrapassa 400 anos. Manutenção pode ser sem grande dificuldade, ser executada pelos próprios moradores.

Tempo de Construção


Geralmente há muita rapidez na montagem. Estimativa entre 120 a 150 dias úteis até 300m².

Grande Durabilidade


Quanto feita a manutenção adequada, tem uma longevidade que pode ultrapassar 400 anos.

Isolamento Térmico


É um excelente regulador de calor, ao ajudar a manter a temperatura interior da casa em níveis amenos.

Baixo Custo de Manutenção


A manutenção pode ser executada pelos próprios moradores, com uma simples camada de verniz, que deverá ser o único procedimento necessário.

Dicas para Valorizar sua Casa de Madeira

A beleza estética de uma casa de madeira deve ser ressaltada com a decoração, truques de design e luz, podem tornar um lar mais aconchegante e proveitoso.

A decoração deve ser preenchida detalhadamente, de maneira que possa explorar melhor cada espaço. A iluminação natural é outro fator que deve ser muito aproveitado. Com noções simples é extremamente fácil tornar uma casa de madeira irresistível.

Confira algumas dicas de decoração abaixo:

  • Use nas janelas cortinas claras e transparentes para aproveitar melhor a claridade natural;
  • Se você quiser criar um ambiente mais rústico, opte por cadeiras e sofás de madeira forrados com tecido estampado;
  • Se a casa for pequena pode ser aproveitado o espelho e vidro, pois combinam muito bem com madeira.
principais-caracteristicas-casas-vila-rica

O que torna uma casa de madeira tão especial:

  • A casa se torna mais aconchegante
  • Construção rápida e saudável
  • Ambiente natural
  • Estética agradável e única
  • Ambiente despojado e intimista
  • Conforto térmico
  • Harmonia com a natureza
  • Estilo rústico acolhedor